Meta

É devagar... mas chego lá!

13 junho 2008

PARA SABER UM POUCO SOBRE OS ALIMENTOS


O corpo precisa de uma variedade de nutrientes - proteínas, carboidratos, gorduras , vitaminas e minerais - que estão presentes nos alimentos que consumimos.


As proteínas são necessárias para formar e manter a massa muscular, o sangue, a pele e os ossos, bem como outros tecidos e órgãos do corpo.
Os carboidratos e as gorduras são a principal fonte de energia, apesar de algumas gorduras também fazerem parte do grupo de nutrientes que são necessários como «materiais de construção» e para ajudar o corpo a utilizar determinadas vitaminas.
As vitaminas e os sais minerais são necessários em menores quantidades do que as proteínas, as gorduras e os carboidratos, mas são essenciais para uma boa nutrição. Ajudam o corpo a funcionar de forma adequada e a manter a saúde. Alguns minerais também fazem parte da formação de tecidos corporais; por exemplo, os ossos e os dentes contém cálcio e flúor e o sangue contém ferro.
Fibras e água limpa também são fundamentais para uma boa alimentação.


Todos os alimentos contêm nutrientes, mas diferentes alimentos contêm distintas quantidades e tipos de nutrientes.

Os alimentos ricos em proteínas são carnes de todo tipo, aves de granja e peixes, feijões, grão de bico, soja, amendoim, leite, queijo, iogurte e ovos.

Os alimentos ricos em carboidratos são arroz, milho, trigo e outros cereais, alguns tipos de batatas, inhame e raízes ricas em amido, e também o açúcar.

Os alimentos ricos em gordura são óleos, alguns tipos de carne e derivados, gordura de porco, manteiga, margarina, manteiga de garrafa e outros derivados do leite, alguns peixes, castanhas e soja.

Os alimentos ricos em vitamina A são verduras e legumes de cor verde escura, a cenoura, a batata baroa, abóbora, manga, mamão, ovos e fígado.
Os alimentos ricos em vitaminas B são verduras e legumes de cor verde escura, amendoim, feijões, grão-de-bico, cereais, carne, peixes e ovos.


Os alimentos ricos em vitamina C são frutas e a maioria das verduras e legumes, incluindo batatas.


Os alimentos ricos em ferro são carne, peixes, amendoim, feijões, grãos de bico, folhas verdes escuras e frutos secos.

1 comentários:

Anônimo disse...

Opa,adorei a aula sobre os alimentos. É isso ai, blog de RA informativo é tudo de bom.

Beijos.

 

o¤° Nunca mais GG °¤o Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template